segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Será que merecemos mais tempo aqui?


A dez anos atrás eu tinha cinco anos, a dez anos atrás eu era filha única, não sabia ler, e muito menos pensava em escrever. Há dez anos atrás meu maior sonho era ganhar uma bicicleta, eu tinha um cabelo corte chanel e naquela época ele era liso, há dez anos atrás eu pensava que era possível ser astronauta, há dez anos atrás as pessoas achavam que o mundo acabaria em 2000, e também achavam que era impossível alguém fazer o clone de um humano. Naquele tempo ainda era possível atravessar o México clandestinamente e ir para os Estados Unidos. Era normal ter três filhos e as crianças de cinco, seis e sete anos tinham medo de vampiros.
Mas isso tudo foi há dez anos atrás, hoje estou com quatorze anos, tenho duas irmãs mais novas e não iria conseguir viver sem elas. Sei ler, e amo isso quanto qualquer outra coisa, hoje em dia não só penso em escrever como tenho isso como o meu futuro. Não ando mais de bicicleta, e agora corte chanel é algo fora de moda, meu cabelo se ondulou, e só a chapinha me salvou. Depois desses dez anos descobri que só um brasileiro foi pra Lua, e segundo calendário maia mundo vai acabar em 2012 e o ano 2000 já eras. Hoje em dia os cientistas não só pensam em clonar pessoas, eles querem e podem, e só uma coisa nos salva: o governo. Nos dias de hoje é impossível atravessar o México e ir para os Estados Unidos, são poucos os que conseguem, então fikdik, se quiser ir morar lá case com alguém que de lá. É o jeito mais fácil. Quem tem três filhos hoje em dia é chamado de maluco, e ridicularizado pela sociedade, e as crianças de cinco, seis e sete anos, queriam ter um vampiro só pra si, tamanho é o amor por um tal Edward Cullen.
Uma década, e parece que foi ontem que eu achava os garotos idiotas, e dizia que eu nunca ia casar. Mas não foi, e essa década, a primeira década do milênio, ela mudou a vida de muitos, quantas milhões de coisas aconteceram. Gripe suína, uma Olimpíada no Brasil, prisões quase explodindo, um presidente negro nos Estados Unidos, serial killers sendo presos, crianças caindo de prédios, outras com agulhas no corpo. Estupros, mares subindo, a terra sumindo. A água acabando, e lixo aumentando. As geleiras derretem e o Greenpeace ainda é preso por tentar lutar contra isso.
Um, dois, três, quatro, cinco, seis, sete, oito, nove, dez...
Então eu pergunto o que você espera para 2010? Ou até para a próxima década?
Qual faculdade seguir? Errar ou acertar? E será que eu vou mesmo passar no vestibular? Encalhar ou desencalhar? Será que eu vou achar um dia um cara de quem gostar? Pessoas novas com quem conversar, amigos perdidos entre os escombros de um ano perdido. Estudar, estudar e estudar, será que existe uma magia para eu passar? Lutar contra o choro, contra a indiferença, ser eu mesma, querer mais do que eu posso.
Jogar na mega-sena, um milionário a mais, e dois reais a menos aqui e ali. Dez reivellons, dez anos diferentes, dez anos que jamais voltarão, memórias das conversas jogadas fora e de textos escritos na adolescência, memórias do tempo em que éramos filinhos de mamãe e não sabíamos absolutamente nada da vida,  memórias dos almoços com a vovó, e de como era bom ganhar bonecas mesmo tendo doze anos. Memórias, lembranças, e talvez algumas fotos. É só o que vai ficar.
Os anos pulam de um em um e derrepente eu já estou com vinte e um. Só espero ter algo que contar. Não só aos meus filhos,  mas aos filhos dos meu filhos.
Você já se imaginou vovó? Pois tente, porque em algum momento esse dia vai chegar, preparados? Pois comecem a contar, dez anos não é mais do que qualquer um pode esperar.
Você ainda acha que o mundo vai explodir? Ou todos nós merecemos mais tempo aqui? Sonhos, mentiras, amigas traíras, tudo isso e muito mais para a nova década, espere pra ver, porque é você o protagonista da sua própria história. Faça valer, não só a sua, mas também dos que o cercam. Os vilões existem sempre. Por que uma história de amor não vale se não tiver um trilhão de coisas que possam te separar do que foi feito para você. Ele ou ela, o sexo você também pode definir. Afinal, estamos no século XXI, e dizem que nele tudo pode acontecer. Viva, aprenda, sorria, coma coisas verdes e faça exercícios físicos, dizem que essa é a fórmula para ser uma pessoa centenária, faça isso e espere noventa anos. Então, você me conta se o século XXI foi mesmo "O seu século".
Mas quem sabe tudo vá explodir, será que nós merecemos mesmo mais tempo aqui?

Imagem: Google

7 comentários:

  1. Belo post! Adorei!!! Muito sincera suas palavras, e me recordei de muita coisas, dos meus 10 anos atrás. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Legal! Amei! Me identifiquei com o texto, afinal, temos a mesmíssima idade!

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  3. Tua escrita é tão madura pra tua idade. Mas talento não tem idade, néah? Uma década cheia de coisas importantes, mudanças... Tudo muito bem colocado e ligado. Adorei.

    ResponderExcluir
  4. Faça valer a pena!!!! ~ 10 anos atrás eu tinha quase a mesma altura que tenho hoje, é o que dizem oO'

    ResponderExcluir
  5. Obrigada gente, e sério clecio? NOSSA o.O eu sou baixinha desde sempre.
    Beijões, e obrigada pelos elogios.

    ResponderExcluir
  6. simplesmente perfeito, nada mais define o que teus textos são *-*

    ResponderExcluir

Nunca sabemos de tudo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...