quarta-feira, 14 de abril de 2010

Agradar ou não agradar, eis a questão...

Nós sempre tentamos agradar a tudo e todos, na verdade quem diz que não tenta agradar no fundo sabe que está tentando ao dizer isso, bem no estilo "sou diferente, e é assim que eu agrado".
Mas sabem agradar nem sempre dá certo, li uma crônica esses dias chamada Sebo, do Luís Fernando Veríssimo (livro As mentiras que os homens contam), e nela um homem tentando agradar um escritor diz que leu o livro dele, e achou ótimo tanto que leu de novo, mas na verdade ele estava mentindo, mentindo para não fazer alguém sofrer, para agradar.
Então o tal escritor o matou por que ele leu o livro,  havia um erro gravíssimo de português no maldito. E ele estava matando todos que o compraram (dezessete pessoas neste caso, eram quinhentos livros, mas ele e a mãe compraram o resto).
O que nos leva a atual situação: "POR QUE TODOS TENTAM AGRADAR?”.
Por que agradando seremos mais populares entre as pessoas, chamaremos mais a atenção, ou todos gostarão mais de nós?
Sabe, ninguém vive uma vida sem fazer algumas pessoas bravas, ou sentirem ódio, ninguém vive uma vida agradando todo mundo, e isso é fato, se todos agradassem a todos, ninguém seria feliz, quanta gente que trai outras pessoas, e quantas pessoas que furam os olhos de tanta gente.
Se não tivesse isso, que graça o mundo teria, aliás, que graça teria as novelas?
O mundo é uma enorme intriga, uma intriga em forma de bola, que às vezes é atirada em nossas mãos. É algo tão grande que algumas vezes dá até certo medo. 
O que nos leva ao medo de não agradar, "nossa, o que será que ela vai dizer se eu fizer isso?". Fale a verdade, esse é outro fato gigantesco, maior que o anterior, ficar remoendo na cabeça o que está se passando na cabeça de outras pessoas, o que em certos pontos da nossa vida é muito importante, mas se preocupar só com isso não dá não é?
Às vezes sinceramente tem que mandar tudo pra um grande poço fechado, engaiolado e esquecer de tudo. Falar, vai se danar também é bom, dá uma sensação de poder, e todos nós precisamos de um pouco disso, pelo menos eu preciso.
Agradar não é tudo gente, eu aprendi isso, nossa opinião vale mais, muito mais, e é bom ter um ego cheio por nós mesmos às vezes não? Tentem. Garanto que dá certo.
Para finalizar sorriam e digam: "EU SOU BOM".
 Finalizei magnificamente bem, não? HAHAHA, beijos, Alessandra!

5 comentários:

  1. Impossível agradar a todos. Aliás, nem Jesus agradou...
    Eu sinceramente, não sou uma pessoa que faz as coisas pra agradar, goste de mim do jeito que eu sou, pois jamais farei algo pra te agradar, entretando, as pessoas que eu amo de verdade, tento de alguma forma não magoar.

    Belo post :)

    ResponderExcluir
  2. vc finalizou magnificamente bem sim!
    uhahuahuahuuhauhauhauhahua

    não dá pr agradar todo mundo, temos que procurar agradar a nós mesmo!

    bjos flor

    ResponderExcluir
  3. Ale, teu texto está ótimo. Confesso, dei algumas risadas com ele. Princilpalmente na finalização. Haha. Pois bem, vamos à crítica [boa é claro]: Sabe, ter essa sensibilidade individual de saber agradar ao próximo, mas ser verdadeiro nisso, é fascinante! Vivemos em um mundo tão clichê, que agradar às pessoa tem sido uma maneira de nos darmos bem em qualquer situação, mesmo quando gostariamos mesmo era de estar mandando meio mundo à merda. Contudo, seria ótimo se tivessemos a capacidade de agradar alguém pelo simples fato de querer fazer essa pessoa sentir-se querida ao nosso lado, sentir-se bem e gostar de fazê-la feliz. O texto nos remete à pensar nisso. Rever nossos conceitos e atitudes, perante à situações em que tentamos agradar, não ao próximo, mas à nós mesmos. Egoísmo, talvez, mas ser humano é isso.
    Abraço com carinho.
    P.S. teu texto me agradou muito... hahahaha

    ResponderExcluir
  4. Wol parabéns Blog bunitão!!!
    o texto ta muiito bom mesmo!!
    ah to te seguindo
    se der passa la!!


    CAOS MUNDIAL - CLICA AQUI, SEGUE E COMENTA??

    ResponderExcluir
  5. Sabe, acho que como em tudo na vida, o problema está no exagero. Pessoas que se preocupam excessivamente em agradar aos outros, não confiam nas próprias ações e não amam a si mesmas. Agradam para serem queridas, amadas. É complicado porque, inconscientemente, todos agimos assim, quer dizer, eu me pego agindo assim, às vezes... =/

    Beijinhos, ótimo texto! ;))

    ResponderExcluir

Nunca sabemos de tudo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...