sábado, 15 de janeiro de 2011

Personalidade: Anna Wintour

Anna Wintour

Anna Wintour para quem não sabe - se está lendo é por que deseja saber - é uma das pessoas mais poderosas quando se trata de moda. Ela, com 61 anos, é a atual editora-chefe da revista Vogue dos E.U.A., a revista mais conceituada quando se trata de moda.

Anna Wintour

Desde cedo Anna se interessou por moda, se rebelou contra o código de vestuário de sua escola e fez o cabelo em "corte bob", nascida em Londres em 1949 Anna passou a adolescência nos anos 60, e era praticamente impossível não perceber os avanças na moda.
Seu pai, um jornalista, deu apoio para ela trabalhar com moda, e com algumas influências depois de trabalhar na butique londrina Biba, chegou ao jornalismo de moda, trabalhando como assistente na revista Harper's Bazaar.
Após alguns desentendimentos com o novo editor da Harper's Bazaar, Min Hogg, um rival, Anna Wintour se mudou para New York com seu namorado jornalista free lancer Jon Bradshaw.

Anna Wintour

Em New York ela se tornou Editora de Moda Junior da Harper's Bazaar de lá, no ano de 1975. Alguns meses depois seu namorado conseguiu que ela fosse editora da revista Viva, esse foi o primeiro trabalho no qual ela teve uma assistente pessoal, foi aí que começou sua reputação de chefe difícil, inflexível e exigente.
Algum tempo depois Anna rompeu com seu namorado, Jon Bradshaw e se tornou editora da revista New York onde finalmente teve seu talento reconhecido, passou mais de dois anos trabalahndo do seu próprio modo na revista.
Algum tempo mais tarde Wintour foi trabalhar na Vogue britânica, conheceu o psiquiatra infantil David Shaffer, eles se casaram em 1984. E então Anna Wintour tornou-se editora-chefe da Vogue britânica. No comando ela substituiu muitos funcionários e exerceu tanto controle sobre a revista que foi apelidada de "Nuclear Winter" (Inverno Nuclear) que se referia aos tempos de guerra fria, sobre seu novo comando na época ela declarou: "Há um novo tipo de mulher lá fora", disse ela ao Evening Standard. "Ela está interessada em negócios e dinheiro. Ela não tem tempo para comprar mais. Ela quer saber o quê e porquê e onde e como".

Anna Wintour

Em 1987 Wintour retornou a Nova York para assumir o House & Garden, e dez meses depois realizou seu sonho de se tornar editora-chefe da Vogue americana. 
Além de fazer mudanças radicais na equipe Wintour mudou o estilo das imagens, as fotografias tinham mulheres mostrando partes do corpo, como barriga e pernas.

Primeira capa de Anna Wintour na Vogue

Na primeira capa da revista dirigida por Anna Wintour ela colocou a modelo Michaela Bercu com uma calça de 50 doláres desbotada vestindo uma t-shirt de Christian Lacroix de 10.000 dólares, ela queria chegar a todas as mulheres norte-americanas, independente da classe social.

Anna Wintour

Anna Wintour com seu olhar clínico divulgou muitos estilitas como Marc Jacobs e John Galliano, passando a determinar um "parâmetro" fashion até para as revistas concorrentes. 
Wintour lançou o ideal de beleza sexy e com formas no mundo da moda, e entre elas se destaca a Gisele Bündchen nossa querida modelo brasileira.
Anna Wintour teve dois filhos com David Shaffer: Charles e Katherine. Ela se divorciou dele em 1999. E desde 1988 ocupa o cargo de editora-chefe da Vogue, quando será que ela irá largar o osso?

Filha e mãe, Katherine e Anna Wintour.

Em 2003 Lauren Weisberger escreveu um livro baseado na sua vida como assistente de Anna Wintour "O Diabo veste Prada", foi a partir desse livro que me interessei por Wintour, e apesar de saber que ela é temida, rude e autoritária eu a admiro por ter chegado onde chegou. Ela transformou a revista Vogue na "bíblia" da moda, e tem poder sobra tantas pessoas nessa área que chega a ser particularmente lindo ver como uma mulher pode comandar tantos homens, então viva ao feminismo de instante e viva a Anna Wintour, que tenha muitos anos de poder.

Mais personalidades aqui!

Um comentário:

Nunca sabemos de tudo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...