sexta-feira, 11 de junho de 2010

Histórias reais

Em questões literárias essa semana foi muito produtiva. Terminei de ler "O Diário de Nina" de Nina Lugovskaia, e li "O Castelo de Vidro" de Jeannette Walls. Dois livros interessantíssimos e que são leitura obrigatória antes de morrer, #semmentira.
Os dois livros são verídicos. São histórias diferentes e ao mesmo tempo irreverentes, cada uma do seu próprio modo.
O primeiro livro "O diário de Nina"  de Nina Lugovskaia se passa na capital da Rússia, Moscou, no ano de 1932 a 1937. Em 1932 Nina tinha apenas treze anos, e já via o lugar que vivia com olhos de um adulto, conseguia descrever o mundo ao seu redor com muita clareza, e odiar os "bolcheviques" e Stalin mais do que suas irmãs mais velhas, Lyalya e Genya (gêmeas).
"O Diário de Nina" não é um livro político, ela fala sobre a própria vida, sobre seus sentimentos, com a mistura de raiva pelos que estão no poder. Ela sabe que está sendo oprimida, que milhões de pessoas morrem de fome nessa Rússia stalinista, "Passam-se coisas estranhas na Rússia. Fome, canibalismo...", isso foi escrito dia 31 de Agosto de 1933
Em alguns momentos o livro se torna repetitivo, mas isso logo é quebrado, Nina fala muito sobre a escola, sobre seus estudos e gosta acima de tudo de definir a natureza.
O que me deixou mais abalada, em todo o livro foi que aconteceu com ela por escrever o diário. O pai de Nina era totalmente contra Stalin, e por isso estava preso, em 1937 os "bolcheviques" revistaram a casa de Nina levando todo e qualquer registro, incluindo o diário dela e de sua irmã Lyalya.
Prenderam Nina, as suas irmãs, e a mãe, pelo que havia sido escrito nos cadernos, dizendo que elas estavam indo contra o povo, ficaram presas até 1942, Nina que sonhava ser escritora nunca mais escreveu nada, ela virou pintora e cenógrafa, e não voltou a sua "amada" Moscou nenhuma vez antes de morrer.
Esse livro é um achado histórico, é muito comparado com "O Diário de Anne Frank", mas eu não diria isso, as histórias são diferentes, e a Nina é muito mais complexa do que Anne.



 "O terror stalinista no caderno de uma menina soviética", as partes sublinhadas em vermelho da imagem debaixo foram feitas pela NKVD, os "policiais" de Stalin, para marcar as partes em que ela agredia Stalin e seu modo de governar.

Nina Lugovskaia com 11 anos

O segundo livro "O Castelo de Vidro" de Jeannette Walls é uma recomendação do tipo que tem que ser "seguida".  Não quero falar sobre a história desse livro, queria que vocês lessem por si próprios, pois eu ri muito, chorei, e fiquei pasma tantas vezes que é quase impossível descrever. 
É uma autobiografia, escrita de uma maneira tão perfeita que até assusta.
O tipo de história que mostra que qualquer pessoa pode dar a volta por cima, e que viver bem só depende de nós mesmos. 
Pareceu cafona demais? Pois não é!
As memórias são vívidas ao extremo, de tão impactante até minha mãe leu o livro, e ela só lê livros quando a gente está de férias ou quando o livro é muito bom mesmo. Depois de ler "O Castelo de Vidro" vi que não tenho tantos problemas com minha família, por que pra vocês terem uma noção a primeira memória dela é "Eu peguei fogo", e ela diz isso literalmente, por que ela se queima fazendo salsichas, com apenas três anos!
Na família Walls eles viviam como se fossem nômades, e choca muito o modo bipolar com que Rose deixava seus filhos soltos pelo mundo. Os quatro irmãos dormiam em caixas de papelão, passaram fome e mesmo assim conseguiram dar a volta por cima. É isso aí!
Leiam gente, por favor, por favor, por favor, e se alguém ler, venha me contar o que achou, morro de curiosidade para saber segundas opiniões (que não seja da minha mãe)!
Já instiguei amigas minhas a lerem, e até já emprestei o livro, quando eu falo que o livro é bom, é por que é bom mesmo! Acho que não posso fazer mais nada para que vocês tentem encontrar o livro e lê-lo não é?

Memórias de uma família que aprendeu a criar finais felizes.

7 comentários:

  1. Livros escritos em forma de diários estão dentre os meus preferidos! Parecem interessantes os dois que você recomenda e, de verdade, vou procurá-los. Valeu, Alessandra! Beijoss!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ale...

    O Castelo é já li e é mesmo um livro pra ler antes de morrer
    rs
    Quanto ao outro, me atraiu pelo que você disse aqui... Vou procuar lê-lo.

    Grande Beijo

    ResponderExcluir
  3. Eu já queria ler "O Castelo de vidro", depois da sua indicação, mais ainda. Vou atrás, pode ter certeza. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Ale.
    o "Diário de Nina" eu li em 2008 e em 2009 li novamente. É um livro, em seu estilo, muito bom. Coloco aqui minha sugestão para que leia, e, caso já lera, comente "Inversno na Manhã: uma jovem no gueto de Varsóvia" de Janina Bauman. Irá se emocionar!
    Bjoook

    ResponderExcluir
  5. Eu já li o "Castelo de vidro", ganhei de aniversário uns anos atras e demorei um pouco pra começar a ler, mas quando li vi como era bom, como você mesma disse, faz com que a gente veja que não temos problemas tão graves, me sentia as vezes como uma criança mimada que faz birra por qualquer coisa, o que essa mulher passou não tem nem como descrever (na verdade tem, né?. Me deixou com a sensação de que podemos fazer e ser tudo o que queremos, não importando os obstaculos, só temos que querer transpassa-los.
    O "Diário de Nina" prometo que lerei ^^ adoro a Russia e suas histórias, e se você também gosta, recomendo "Amor em São Petersburgo", essa história acontece ainda no tempo do Czar, e é bem romance, mas muito bom (:

    bgs

    ResponderExcluir
  6. PS.: credo, olha a minha conjugação do "ler", polamooor!

    ResponderExcluir
  7. Amei o livro O Castelo de Vidro!!!
    Fooi o melhor livro que ja li em 45 anos de vida que tenho!!!
    Praticamente devorei o livro...
    Achei ele em um sebo!!!
    Amo sebos e neles achamos qualquer livro raro!

    ResponderExcluir

Nunca sabemos de tudo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...