sexta-feira, 9 de julho de 2010

Onde o mundo vai parar?

Sabe o que me deixa brava de verdade? Eu acho que até já comentei isso aqui, o que me deixa brava de verdade é encontrar pessoas com frases, citações e palavras de livros que elas nunca tocaram, de pessoas que elas só sabem o nome, no Orkut, MSN e etc. O que é uma frase de Clarice Lispector quando se pode ler sua obra toda?
Incontáveis vezes eu já abri perfis de Orkut e encontrei parágrafos inteiros da Lispector, e o pior de tudo é que eu sabia que a pessoa que colocou isso no perfil nunca ao menos tocou no livro em que tal frase foi escrita. Muitas pessoas não entendem o real significado de um conto de Clarice, ou de um romance que ela tenha escrito. Quase todas às vezes não têm o nome da sua obra, e não são maiores as chances de ter o nome da autora, no caso Clarice.

É como ouvir só um verso de uma música, simplesmente não dá certo, você nunca vai entender o verdadeiro significado. Querer ser pop com Clarice não rola baby, nem com ela e nem qualquer outro autor que você nunca tenha lido.

Cada vez as coisas complicam mais (e sim eu venero Lispector), perfis não fazem a vida de ninguém, tem tanta informação na internet e as pessoas passam horas em sites de relacionamentos.

A pergunta é, onde o mundo vai parar?

Estamos em contínua mudança, a todo instante coisas novas acontecem, e acabamos sabendo tudo no mesmo instante, não que eu pire por causa disso, adoro a globalização (palavrinha chata não é?), mas algumas vezes as coisas que ela traz consigo não são aquilo que eu chamaria de um “mundo moderno legal”.

Ter tudo tão à mão, com apenas um toque é bom, eu agradeço por isso, mas se não fosse assim as minhas professoras veriam, por exemplo, quem realmente faz um trabalho e quem não faz.

Tudo bem esqueçam minhas criticas a globalização, mas lembrem de antes de usar uma frase devem saber o que ela significa de verdade. O mundo é tão cheio de falsidades que algumas vezes nem vale a pena tentar mudar, mas puxa, eu ainda estou viva, e enquanto eu puder tentar as palavras vão ser mais que letras escritas em um Word em branco. Cuidado elas tem vida, podem te fazer sorrir e podem te ferir.



 
"A palavra é meu domínio sobre o mundo"
Clarice Lispector

2 comentários:

  1. Tá legal! tem muitas frases que eu coloco no orkut, msn e afins. Mas, essas frase em geral me traze algo bom. independente de ter lido toda obra ou não.

    Sim, tem autores que eu "venero" e fico P*&% qnd usam suas frases indiscriminadamente mas, acontece. Faz parte do direito de cada um, e faz parte do processo d "divulgação" da obra de cada um.

    Acho que você tem um fundo de razão sim! Mas, no fim das contas... qnd você lê você adquire muito mais que palavras banais. é algo só seu, que nenhuma frase solta da internet vai alterar. Pelo menos você sabe... e eles "finjem" que sabem.

    beijo gata!

    ResponderExcluir
  2. Alessandra,
    O mundo é sim cheio de falsidades. O mundo virtual então. Por outro lado essa tal globalização ainda é muito recente, e muitas pessoas não tiveram e ainda não tem acesso a cultura de um modo geral, e as citações que colocam em perfis de orkut e msn, geralmente colocam porque de uma certa maneira se identificam com uma parte pequena de das obras literárias, independente de ter devorado ou não um livro, um conto, uma crônica. Porque simplesmente não tiveram acesso.

    BeijoooO*
    Gostei da sua presença no meu novo blog.

    ResponderExcluir

Nunca sabemos de tudo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...