quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Democracia: aquilo pelo que lutamos

O voto obrigatório para mim não é uma contradição, pelo menos não no Brasil. O voto não deve ser visto como um dever, pois ele é um direito, e como cidadãos deveríamos ser espertos o bastante para aproveitar a oportunidade que temos de fazer o Brasil se tornar um país cada vez melhor.
O tempo da ditadura já passou, vivemos em um país democrático, onde as pessoas podem escolher a pessoa que vai fazer o Brasil melhorar.
Por que o voto obrigatório não é uma contradição?
Por que sem o voto obrigatório a maioria dos brasileiros não votaria, não se informaria, não saberia quem são os candidatos, e muitas vezes nem o qual foi o resultado da votação. Não saberiam o nome do próprio presidente, e algumas vezes do prefeito da cidade!
Isso é o cúmulo do absurdo, mas temos que admitir para nós mesmos que é a verdade em um país em que muitos dos cidadãos não tem educação e meios dignos de sobrevivência.
Se não pensarmos seriamente sobre isso até poderíamos pensar que isso remonta a Grécia Antiga na época de Sólon, é quase a mesma estrutura democrática, afinal, foi lá que começou o voto obrigatório, mas não podemos nos dar ao luxo de achar que é a mesma coisa. Os tempos mudaram, a escravidão não existe mais, pelo menos não abertamente, o poder os ricos sobre os pobres fica menor com a aprendizagem, e não existem mais leis de pena de morte. Então não vamos nos enganar com as aparências.
Mesmo a votação também sendo obrigatória no tempo de Sólon, não podemos comparar isto com o tempo atual, por que antigamente se tratava dos primeiros direitos de alguns cidadãos, hoje se trata de direitos conquistados que devemos manter para não suicidarmos nosso próprio país.
Sim, eu acho certo o voto obrigatório, mesmo com outros países mostrando que daria certo isso não precisar ser um dever, com toda a certeza seria uma maravilha se cada pessoa do Brasil votasse por conta própria sem precisar de uma lei para isso, mas aqui não é assim, e temos que entender, ou pelo menos tentar, que não vai ser de uma hora para outra que as coisas irão mudar.
Os homens e mulheres brasileiros de todas as classes sociais, raça, sexo e opinião conquistaram o direito de votar, por que agora não honrar as pessoas que tanto lutaram pelo que hoje conhecemos como liberdade democrática e fazer a nossa parte prestando atenção nas propagandas e votando com sabedoria?
Eu ainda não voto, mas por que não posso, e não por que não quero, quando fizer dezesseis anos o título de eleitor vai ser uma das primeiras coisas que vou fazer.
Precisamos do voto obrigatório, o Brasil não seria o mesmo sem isso.

Países em azul são designados "democracias eleitorais" pela pesquisa de 2010. 
Fonte: Democracia

Pauta para Bloínquês
Edição opinativa
Tema: "A maior contradição da democracia brasileira?"

Um comentário:

  1. Sobre o voto obrigatório, muitas pessoas não se importam e acabam por desperdiçar o poder que têm nas mãos, Alessandra. Se fosse facultativo, penso que só votariam aqueles que o valorizam, quem reconhecem nessa possibilidade de escolha, algo arduamente conquistado. Particularmente, não me importo se votar é obrigatório ou não, gosto de participar desse processo. Espero sempre contribuir para o melhor. :))

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir

Nunca sabemos de tudo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...