terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Bullying faz mal

Ele só era um pouco diferente, não usava a mesma roupa que todos, não falava como todos, e nem brincava como todos. Ele somente não gostava de jogar futebol nas aulas de educação física, não fazia mal a ninguém, mas os outros faziam a ele. Garotos maiores, garotos que se achavam espertos e foram educados para serem o que são, xingavam e brigavam. Palavras como gay, frutinha ou boiola saiam de suas bocas e entravam nos ouvidos do garoto diferente.
Imagine você entrando todo dia em uma sala de aula, e passar quatro horas com pessoas te xingando e dizendo o quanto você é idiota e retardado. Quatro malditas horas...
Quatro horas em que sua vida vira um inferno, e você tem que se rebaixar, se você revida ou se chora e não responde a situação piora do mesmo jeito.
E ele só não gostava de futebol.
E além de descobrir o bullying, achamos o machismo e garotos criados como se fossem reis em suas casas, achando que podem mandar em tudo e todos. E eles não somente acham, mas mandam e desmandam em pessoas além de seus próprios pais. Na infância não vão tão longe, o garoto que não gosta de futebol ainda não aparece com manchas roxas no corpo todo, mas o mental não é saudável como deveria ser já foi tantas vezes atacado ali, e deixado de fora em brincadeiras na sala de aula e em trabalhos que não sabe o que é ter um amigo, e só por que não gostava de futebol...
Talvez fosse a raiva ou talvez algum tipo de vingança, mas independente de qual os fatos não mudam. Ele levou uma arma para escola, agora seria mais forte e poderia mostrar a eles quem era a frutinha. Já estava um pouco mais velho e cansado daquelas brincadeiras que faziam sua moral e auto-estima descerem.
Um dois tiros perdeu a conta, se acertou em todos ele não sabia, levantou a arma e colocou contra a própria cabeça e com um leve puxão sua alma foi embora...
Talvez se ele gostasse de futebol as coisas mudassem... Talvez...
A falta de maturidade, o preconceito a criação, tudo faz diferença.
Mas bem lá no fundo eu acho que independente de tudo isso tem algo dentro de cada um de nós que mesmo com pais e um futuro maravilhoso faz a nossa vida despencar, pessoas que praticam o bullying são pessoas que não tem nenhuma visão do que é o mundo, e de que não importando de como você é por fora - bonito, feio, alto, baixo, gordo, magro, nariz de porco, nariz gigante, nariz quebrado - por dentro você pode ter a alma mais maravilhosa, algo raro, algo que ninguém vai tirar de dentro de você.
Não se atinja por pessoas que se acham mais fortes ou melhores, independente de se for bullying ou não, temos que ser fortes em todos os momentos, e muitas vezes passar por barras horríveis. Cuide-se e nunca mate!
Alguns casos de bullying que terminaram em tragédia:
Colorado (EUA), 1999
Os estudantes da Columbine High School, Eric Harris, 18 anos, e Dylan Klebold, 17, mataram 12 colegas e um professor e cometeram suicídio em seguida. A história motivou o documentário ‘Tiros em Columbine’, de Michael Moore, que ganhou o Oscar em 2003.

São Paulo, 2003
Edmar Aparecido Freitas, 18 anos, era motivo de zombaria dos colegas de classe desde os sete anos de idade. Em 2003, ele foi ao colégio em que estudou armado com um revólver, atingiu nove pessoas e depois se matou.

Virgínia (EUA), 2007
O estudante coreano Cho Seung-hui, 23 anos, invadiu a universidade de Virgínia Tech, nos Estados Unidos, matou 30 pessoas e se suicidou.
Pauta para Blorkutando, tema: "Não tem graça nenhuma"

8 comentários:

  1. É, problema sério nas escolas! Eu é que sei... Tive um aluno com inicio de Bullyng, mas graças a Deus conseguimos cuidar. Isso é muito triste, muito mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Oi!!

    Legal tua sensibilidade para a falar de um tema que só agora tá sendo visto com a atenção que merece, tendo em vista o problema sério que é.
    Falo isso porque passei por essa experiência na infância e no comecinho da adolescência. Graças a Deus, não foi por um período muito longo. A galera que se comportava assim, no meu caso, não era mal.
    Na época, éramos todos imaturos. Eles por não compreenderem "minha diferença"; eu, por me deixar atingir por cada brincadeira ou apelido infeliz que me era dirigido.
    Quando tudo foi conversado, compreendido, tornamo-nos - todos - bons amigos. Pelo tempo que convivemos depois, até terminarmos o Ensino Médio, sinto saudade, até!

    Desculpa o longo comentário, achei que seria legal dizer que nem tudo termina como nos exemplos que vemos na mídia, de modo tão triste.

    Beijinhoss!

    ResponderExcluir
  3. Já pratiquei Bullying uma vez. Quase eu e umas amigas tomamos processo nas costas.
    Mas não era por racismo nem nada, era porque a garota era vulgar, e dava em cima de nossos paqueras. Coisa de criança, já faz muito tempo. Mas me arrependo. Acho que não foi justo o que fizemos, independente dela merecer ou não.
    Isso não se faz com ninguém.
    Aprendi muito com isso. :(

    ResponderExcluir
  4. Bullying é sempre um problema. Violência é um problema. Mas temos que estar atento a esse tipo de bullying mais discreto que exclui da mesma forma. Eu fazia isso e acho que até hoje faço. Um bullying mudo, que não gera violência direta, mas que no futuro pode acarretar em pessoas conflituosas consigo mesmas. Luto cada dia contra esse sentimento que nos faz rebaixar o outro e excluir pessoas diferentes de meu circulo social.

    ResponderExcluir
  5. Bullying é algo péssimo :(
    Acho legal vc falar do assunto.
    Adorei seu blog
    Estou seguindo :D
    Se tiver tempo, dá uma passadinha no meu e vê o que acha hehe ^^

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do finalzinho... Temos que ser fortes! Histórias como a desse garoto e dos outros que vc citou abaixo, fazem pensar. O que pode levar uma pessoa a matar seus próprios colegas? Provavelmente uma imensa dor e ódio.

    Eu já sofri bulling e tive vontade de jogar uma bomba na minha escola. Não é fácil, é cruel! Questão de falta de respeito, de educação, de tudo.

    E vou mais longe: O adolecsnete que é capaz de maltratar um colega, pode se tornar um adulto capaz de ferir com a mesma insensibilidade.

    ^^
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Poxa... sabe, bullying é uma COISA né? Caramba, capaz de provocar a morte de várias pessoas que tinha e que NÃO tinham nada a ver com a história.

    Enfim, esses casos são tristes mas, os agressores não se convencem com um simples texto [não desmerecendo o seu, claro, é só proque eles têm uma mentalidade totalmente diferente e psicopáta... UHSAUHSUAH]. Precisa-se de ação do governo.

    Adorei seu texto, to torcendo por vs no BK.

    Beeeijos

    ResponderExcluir
  8. Muito bom seus texto, vai fazer muita gente enxergar direito. Muita gente faz e nem sabe que faz tão mal pra que é a vitima.
    áh parebéns! seu texto sobre humanidade foi 1° lugar!
    Torço pra que ganhe esse também.
    Beijokas =)

    ResponderExcluir

Nunca sabemos de tudo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...