quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Parte 2: Vanoula

Quando finalmente o sinal tocou, Vanoula ainda tinha que passar por mais testes emocionais aquela tarde, tia Fúlvia ficava na escola até mais tarde, por ser professora, o que fazia com que Vanoula ficasse esperando por ela no mínimo uma hora depois do final da aula.
Vanoula com suas pernas finas, e até um pouco desengonçadas, ficava esperando sua tia sentada em um banco em que uma enorme árvore fazia sombra. Via todos os dias todos os outros alunos irem embora antes dela. Com suas mães, seus pais, e alguns com irmãs ou irmãos mais velhos. Queria que sua mãe a buscasse na escola também, mas isso era pedir demais, queria poder pelo menos se lembrar dela para sentir saudades...
Morava com tia Fúlvia, professora Rutemberg para os estudantes do Colégio de São Bento. Fúlvia era irmã de seu pai e apesar da personalidade histérica e do físico estranho ela tratava Vanoula bem. Algumas vezes se calava repentinamente, não gostava de dizer as coisas diretamente, tinha vários pontos de fuga para si mesma, como passar infindáveis horas limpando a casa.
Vanoula viveu seus onze anos sem ter alguém pra desabafar ou ter certeza de que estaria lá quando precisasse. Ela era o peso nas costas de tia Fúlvia, mesmo sem isso nunca ter sido dito, ela sabia. O acordo tácito delas era não haver reclamações de um com a outra, Vanoula não pedia mais do que tia Fúlvia poderia oferecer, tia Fúlvia não a maltratava, não era uma pessoa má, mas tinha um lado muito egoísta quando se tratava de sua casa. Nada nem ninguém entravam lá sem antes passar por uma terrível averiguação de Fúlvia Rutemberg.
Uma vez Vanoula convidou um colega de classe para visitá-la, o nome dele era Douglas, mais conhecido como Doug Sapo, tia Fúlvia não estava em casa quando ele chegou, mas se estivesse acho que não conseguiria mudar os fatos.
Doug Sapo era conhecido por esse nome por motivos mais óbvios do que se pode imaginar, para todo canto aonde ia levava consigo um sapo que tinha como mascote, imaginem agora a situação de Fúlvia chegar em casa e encontrar um sapo dentro de uma panela na cozinha. Até seu último fio de cabelo vermelho ficou arrepiado.
Nesse momento tia Fúlvia saiu de dentro do saguão da escola, com passos firmes, fazendo sua bunda gigante balançar em baixo do chamativo vestido amarelo. Deu uma olhada ao redor procurando por Vanoula, ela se levantou, a tia a chamou com dois dedos, uma mensagem corporal de "estou com pressa menina!", e lá foi Vanoula, por instante até pensou: o que acontece se eu não for? Mas, sabia que era errado até mesmo cogitar essa hipótese.


Se você quer ler os capítulos anteriores de Vanoula clique aqui.

E vou deixar o link de uma promoção do skoob para quem quiser participar, ou quem quiser se cadastrar no mesmo, é muito bom, por que assim você pode controlar os livros que já leu etc, skoob/promoção.

Um comentário:

Nunca sabemos de tudo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...