sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Sou gaúcha, sim senhor!

Para quem não sabe, ou não mora no Rio Grande do Sul, por que quem mora (como eu) com certeza sabe, que do dia 14 a 20 de setembro comemoramos a semana Farroupilha, que é como uma homenagem à Revolução Farroupilha, a Revolução Farroupilha durou dez anos e foi a maior Revolução do Brasil. 
Ocorreu basicamente porque os gaúchos estavam insatisfeitos com o governo “café-com-leite” (São Paulo e Minas Gerais), que além de apenas investirem em seus estados, aumentaram o imposto sobre o sal (importante ingrediente do charque gaúcho), e o imposto sobre a venda dos produtos produzidos aqui. Fazendo assim, as pessoas de outros estados buscarem esses produtos em outros países pela metade do preço. Havia outros motivos, mas esse foi o principal. Em de 18 de setembro de 1835, José Mariano de Mattos, Gomes Jardim, Pedro Boticário, Paulino da Fontoura e Domingos José de Almeida, fizeram uma reunião e decidiram que dentro de dois dias (20 de setembro de 1835), tomariam militarmente Porto Alegre e destituiriam o presidente provincial Antônio Rodrigues Fernandes Braga. 
A Guerra durou 10 anos (até 02 de fevereiro de 1845), e em 11 de setembro de 1846 foi proclamada a República Rio-Grandense.


Eu que tirei essa foto, meu orgulho até hoje :)
Os gaúchos se orgulham disso até hoje, e isso inclui a mim. 
Pra quem não sabe, existem as danças tradicionais do Rio Grande do Sul,  que são ensaiadas por grupos de CTG's (Centro de Tradições Gaúchas) ou de escolas, sim atividade extra curricular, baby.
Eu dancei na Ivernada Artística da Escola Poncho Verde durante sete anos, então imaginem, o negócio está no sangue!
Parei esse ano, o que foi burrice, mas logo, logo pretendo voltar, só que não na escola.
Eu não sei como as pessoas de outros estados vêem esse nosso amor pelo Rio-Grande e sua história, eu particularmente tenho um orgulho danado pelo meu estado.
Esse ano as lágrimas me vieram aos olhos quando vi meu grupo dançar, tudo bem, não era o mesmo, não tinha as mesmas pessoas, mas não deixava de ser o meu grupo!
Essa semana eu estava no salão, esperando para cortar o cabelo, e começou a tocar o hino do Rio Grande do Sul no rádio, e duas mulheres começaram a rir e debochar do dito cujo, com frases como: "desliga essa coisa" ou "o que que é isso minha nossa!", o sangue me subiu a cabeça e me deu vontade de pular no pescoço delas e chacoalha-las até elas se tocarem, por que OMG eu sei de cor o hino, e canto pra quem quiser ouvir, e senti vergonha das duas por que poow, ela eram gaúchas TCHÊ!
Então, para acabar com toda a dor do meu peito por não estar mais dançando, aí vai algumas fotos dos anos anteriores, bem velhas ok? E logo após o hino do Rio Grande do Sul.


Alana, Priscila, eu, Elisabeth e Pamela
Concurso :)
Saudades...
Concurso :)
Patrick e eu :)
Grupo :)

3 comentários:

  1. Esse ano meu colégio fez uma Gincana Estudantil, minha equipe ficou com a Região Sul. Nós abordamos sobre a Farroupilha e o nome da equipe era Farrapos. Foi divertido !

    ResponderExcluir
  2. eu sou de Goiás, e acho lindo o seu amor pelo seu estado.
    eu tb amo meu Goiás, e msm não tendo algo como os centros de tradição e coisas assim, me orgulho mt em todas as datas comemorativas daqui.

    beeeijos

    ResponderExcluir
  3. Sou paulista que ama o Rio Grande. Seempre que vou pra serra gaucha vejo as danças tipicas, o chimarrão e o povo que é realmente patriota, vocês realmente vestem a bombacha (?), e é uma coisa muito linda de ver, porque aqui em São Paulo não tem isso, não tem uma tradição neem de longe parecida.

    bgs

    ResponderExcluir

Nunca sabemos de tudo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...