domingo, 2 de janeiro de 2011

Personalidade: Nina Lugovskaya

Nina Lugovskaya


Nina Sergeyevna Lugovskaya foi uma mulher russa, nasceu em 1918 em Moscou e cresceu sobre o regime militar de Stalin. Aos quatorze anos, em 1932 Nina começou a escrever um diário, onde manteve registros sobre sua vida familiar, sobre seu ódio contra a opressão de Josef Stalin e sobre suas dúvidas e decepções adolescentes até o ano de 1937.





Nesse ano o diário de Nina foi encontrado em uma revista na sua casa pela NKVD (que era policia secreta do partido comunista) e ela, a mãe e as irmãs gêmeas foram condenadas a cinco anos no campo de Kolyma na ex-URSS.
O diário de Nina foi achado por Irina Osipova, uma ativista dos direitos humanos, e foi publicado como livro em 2003.
Nina é muitas vezes comparada a Anne Frank, o que até certo ponto pode ser correto, mas a controvérsia é que nos seus registros Nina tem a liberdade de ir e vir, além de sua escrita ser muito mais madura na observação do mundo ao seu redor. Nina é em muitos aspectos, mais complexa que Anne Frank.


Nina Lugovskaya com 11 anos


No seus diários Nina coloca de forma aberta seu ódio pela vida sob o regime de Stalin, em muitas partes ela mesma risca o que escreve, por medo, tornando impossível de decifrar o que queria dizer.
Ela fala sobre seus sentimentos amorosos e de amizade, com a mistura de raiva pelos que estão no poder. Ela sabe que está sendo oprimida, que milhões de pessoas morrem de fome nessa Rússia de Stalin, "Passam-se coisas estranhas na Rússia. Fome, canibalismo...", isso foi escrito dia 31 de Agosto de 1933.
Percebe-se claramente que Nina era uma típica adolescente soviética, ela era estrábica e se achava inferior a todas as outras pessoas, suas irmãs eram como estrelas que brilhavam, e ela uma menina apagada e sem brilho. Nina tinha ideias de suicídio, se achava feia e se apaixonou algumas vezes de modo fútil e infantil. Mesmo com tudo isso não perdeu seu grande talento para a escrita.


Sra. Lugovskaya e Nina Lugovskaya 


O pai de Nina era um bolchevique, e por isso foi preso antes do resto da família, a mãe e as irmãs Lyalya e Genya eram pessoas que tentavam se acomodar mesmo com restrições.
Depois que as mulheres foram presas, Nina nunca mais escreveu, por se culpar do tempo em que a ela, a mãe e as irmãs ficaram no campo de Kolyma.
Nina Lugovskaya se exilou e casou com Viktor Templin, que como ela era um artista, foram morar em Vladimir, ainda na Rússia.
Nina estudou na escola de arte Serpukhov, e sem querer mais escrever ela colocou sua criatividade na pintura. E em 1973 aderiu a União dos artistas da URSS.
Nina morreu em 1993 com 75 anos.


Auto-retrato de Nina

Por que eu admiro Nina?
Por ter colocado de forma tão verdadeira o que pensava sobre o regime de Stalin em um tempo em que as pessoas tinham que ser hipócritas em todos os momentos de seu dia.
Por isso, leiam o livro "O diário de Nina - o terror stalinista nos cadernos de uma menina soviética".


"[...]O que é a vida? Por que viver? Viva, responderão a você, enquanto não morre. Fácil de dizer! Pois é: Apaixonar-se quando jovem, depois casar-se, fazer filhos e a caminho da velhice preparar almoços, retorcendo-se em resmungos sem esperança: é essa a vida? Será que eu quero uma vida assim? Eu quero me tornar grande, extraordinária. Sonhos, sonhos! Somente os sonhos me dão a possibilidade de ser feliz, pelo menos de vez em quando.
"Oh, como gosto de escrever! Pois é, escrevi e me acalmei. Como se a mão de alguém tivesse rearrumado tudo na minha alma, de tal modo que não permaneceu sequer uma partícula infinitesimal que possa me perturbar [...]".



Nina Lugovskaya, O diário de Nina, página 29

Mais personalidades aqui!

4 comentários:

  1. *-* É bom né? É uma outra percepção sobre a Rússia. Gostei muito desse diário.

    ResponderExcluir
  2. OLÁ....PEGUEI ESE LIVRO NA BIBLIOTECA DO MEU COLÉGIO E AMEI...JA LI O DE ANNE FRANK AINDA ESE ANO....TBM AMEI POIS MOSTRA OS DOIS LADOS DA MOEDA DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL UM CONFLITO Q FIKOU MARKDO NA HISTÓREA D MUITAS PSSOA....SEMANA RETRASADA ASSISTI O FILME MEMÓRIAS DE ANNE FRANK E M EMOCIONEI MUITO POIS MOSTRA MUITAS CENAS TRISTRES...MUITA TORTURA POIS NAQUELA ÉPOCA LA NA ALEMANHA OS JUDEUS ERAM TRATADOS NÃO SÓ CMU UMA RAÇA INFERIOR MAIS TBM ERAM TRATADOS CMU LIXOS....EU XXEGUEI A XXORAR NO FILME POIS APESAR D TANTO SOFRIMENTO ANNE NAUM DESISTIU E AS VEZES AGNT POR QALQR MOTIVINHU JA PNSA EN DSISTIR.....

    ResponderExcluir

Nunca sabemos de tudo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...