sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Fatos reais

Eu nunca fiquei incomodada com uma música, não, nunca. Acho que a palavra certa poderia não ser incomodada, é que é uma coisa meio indefinida.
Eu sou super apaixonada por Bob Dylan, só que realmente as traduções de muitas músicas dele eu não conheço, e hoje à tarde eu estava deitadona no sofá olhando o TOP TOP da MTV, é um programa em que cada semana tem um tema, e o de hoje era Músicas com fatos reais, eles escolhem dez músicas e vão mostrando do décimo lugar até o primeiro. A música Hurricane, do Bob Dylan ficou com o terceiro lugar. É uma música que fala sobre Rubin Carter, um boxeador, e ele era conhecido como Hurricane (Furacão). Rubin foi preso em 66, acusado de assassinato em primeiro grau, só que na verdade ele estava sofrendo racismo, ele teve que lutar muito para ser levado de novo a julgamento. Foi libertado, após 19 anos de prisão, em 85, declarado inocente. Na múscia Bob Dylan usa o nome de todos os envolvidos, Patty Valentine que era uma delas acaba o processando. Mas a música foi feita só uma década depois que os assassinatos aconteceram, e como Bob Dylan disse:
"Here comes the story of the Hurricane,
The man the authorities came to blame
For something that he never done.
Put in a prison cell, but one time he could- a been
The champion of the world."

"Esta é a história de Hurricane, o homem que as autoridades vieram a culpar. Por algo que ele nunca fez. Posto na prisão, aquele que poderia ter sido campeão do mundo"

Deixo então uma coisa pra se pensar, The Hurricane, poderia ter sido campeão do mundo, mas não foi, por que era um negro em uma época racista.

4 comentários:

  1. não sei se você assisti, ou já assistiu, Cold Case (outra série que recomendo muuuuuito é Supernatural, já estou viciada, mas voltando ao texto), em um dos epsódios que assisti passou o caso de duas amigas em uma época de racismo. Uma branca e outra negra. Deu que em um dia elas estavam em um bosque, a família da branca iria se mudar para impedir que a amizade continuasse. Um homem chegou lá e começou a atirar, a negra fugiu e ele pensou que estivesse morta, e como a branca vivenciou tudo ele deu um tiro na cabeça dela e deixou o corpo dela lá, saiu e se foi. O resto eu não posso contar é melhor assistir.

    Ainda bem que, mesmo grande o número de racistas, hoje isso diminuiu. Espero que em algum dia de sonho que essa sonhadora incondicional tiver, esteja um mundo sem racismo. :)

    ResponderExcluir
  2. Estranho como o racismo ainda está presente na nossa sociedade, em histórias de vida de algumas pessoas e em fatos do dia-dia. Ainda hoje, com tantas descobertas incríveis o ser humano ainda leva em conta a cor da pele ao invez da pessoa em si. Sonho com um mundo sem racismo. :)

    ResponderExcluir
  3. Nossa, eu já ouvi falar da história desse boxeador, parece até que já teve um filme sobre ele...
    O pior é que nunca saberemos de fato o que poderia ter acontecido...
    Devia servir de lição para os racistas que ainda insistem em julgar as pessoas...

    ResponderExcluir
  4. Não consigo entender como ainda existe racismo hoje em dia! vivemos num mundo onde todos, somos iguais! temos coração, sentimentos e emoção!
    não e porque uma pessoa e negra que ela seja pior que a outra, pelo contrario muitas vezes seu caráter e muito maior que qualquer branquinho!
    bejoos ;*

    ResponderExcluir

Nunca sabemos de tudo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...