quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Menina condescendente

Quando eu tinha oito anos meu maior sonho era ser modelo, mas aos nove eu já havia percebido que eu não ia ser nem tão magra e nem tão alta o bastante para isso, foi ai que eu comecei a ler, lia tudo e mais um pouco que vinha pela frente, fui me decepcionando com todas as profissões que eu planejava ao longo do tempo.
Aos doze anos eu queria ser psicóloga, até achei que eu tinha nascido pra isso, era quase uma vocação, pelo menos eu pensava que era. Eu ainda lia, lia muito, parecia uma lunática indo na biblioteca municipal de três em três dias, eu lembro até hoje que com essa idade na sexta-série, escrevi um texto em que o tema era um carro do jeito que agente quiser, e eu amei meu texto, e li pra todo mundo na sala de aula, ganhei vinte balas da professora, e no final fiquei só com uma, digamos que eu não fui egoísta. Mas fiquei tão orgulhosa de mim mesma, sabe quando a gente treme de excitação por algo que conseguiu? Se não sabe eu espero que um dia descubra, pois é maravilhoso sentir orgulho por algo que nós mesmos fizemos.
Quando chegou os treze anos eu estava em um momento da minha vida um tanto neutra e sozinha, sem ninguém com que eu pudesse compartilhar o que eu pensava, e isso visto de um certo ângulo foi muito bom para mim, se não acho que não ia ter descoberto o que eu quer ser pro resto da vida (na verdade ia ter descoberto igual, mas eu quis dar um tom meio dramático). No final do ano passado comecei a escrever no meu blog, o mesmo em que você se encontra agora. Mostrei coisas que eu pensava, coisas do fundo do meu peito, escrevi besteiras, coisas bobas, e no final fui para os contos. Lá eu me perdi em algo indescritível, algo que todos temos e poucos usam: a imaginação. Havia descoberto o que eu tinha que ser: escritora.
Foi então que o maior dos maiores problemas começou, como me tornar escritora? Como escrever um livro?  Como arranjar tempo para isso?
Por que eu quero fazer uma faculdade, e ela concerteza vai englobar tudo e qualquer coisa que envolva palavras. Só que eu tenho medo, medo de que isso não de certo, medo de que no final eu me ferre. Quem sabe se eu fizer jornalismo as coisas se tornem mais fáceis... Mas as chances são tão mínimas, e sempre parece que eu não tenho capacidade de fazer isso.
Mas no fundo eu sei que todo mundo pode tudo, as pessoas podem ter o planeta nas mãos se elas forem fortes o bastante, persistentes o bastante e até mesmo inteligentes o bastante. Eu também sei que eu não tenho certeza se sou tudo isso, e é claro que também não quero ter o planeta nas mãos, mas se deixamos uma mísera chance escapar tudo pode acabar, e do nada o que vai restar será só sonhos e planos. Sonhos  adolescentes, de uma menina condescendente.
O que eu quero do fundo do peito é que meus sonhos não se percam no caminho da vida, não quero que eles sejam levados pelo vento ao lado de uma placa de trânsito ou até mesmo dentro de uma lixeira qualquer. Também não quero isso guardado a sete chaves ou enterrado como um tesouro.
Só espero que o medo não me vença, que o medo não vença os meus sonhos. Pois eles são maiores que isso, e vento nenhum leva eles de mim. Nem mesmo aqueles que tiram toda a nossa coragem. Por que podem apagar a luz, mas eu tenho certeza que eu também posso mostar que eu sei andar no escuro.

Iamgem: Clarice Lispector escrevendo

10 comentários:

  1. Nunca pensei em outra profissão. Sempre quis ser professora. E escritora é por hobby, paixão e terapia mesmo. Não tenha medo, mostre que vc pode andar no escuro. E vc realmete, pode!

    ResponderExcluir
  2. Eu já pensei em tudo, pra ser sincera, mas nunca escritora, não me vejo como uma profissão. Ano passado que eu fui descobrir o que eu queria, eu vi tantas pessoas morrendo, que decidi que queria salvar vidas, mtas pessoas me criticam, falam que eu vou deixar de ser humana, mas sabe, não posso abandonar meus sonhos, pelo que os outros querem. Se você sonha com alguma coisa, vá em em frente, pois você consegue.
    Adorei seu blog, *-*

    ResponderExcluir
  3. Muito bom!
    Nossa,eu já quis ser tanta coisa.Tive um trabalho imenso para encontrar a minha verdadeira vocação.Ainda assim,acabei caindo no óbvio.Mas,admiro muito quem tem coragem de correr atrás de um sonho como o de ser escritora.Porque é o tipo de profissão em que tudo depende apenas de você.Tenho certeza de que se você persistir,vai dar tudo certo.Existe uma estrada aberta na sua frente,você já está no caminho,só resta seguir!

    Beijobeijo
    Seguindo.

    Indira Lima

    ResponderExcluir
  4. Que texto liiindo, me encantei juro, você vai ser uma excelente escritora, eu compro seu livro *-*
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Primeiro eu olhei, olhei e pensei: "Puta merda, não vou ler tudo isso."
    Mas eu arrisquei. E posso dizer uma coisa?
    Não consegui parar.
    Apesar que de desde quando me conhecem eu tenha uma repulsa por bananas, essa daqui me agradou mesmo, sabia?
    Passamos pela mesma coisa, podemos dizer assim.
    Queria ser bailarina, mas engordei demais pra isso, e de tanto fazer pirraça com a minha mãe por causa de pasta de dente Tandy, ela me tirou da aula. Apesar de eu ainda achar balé uma coisa linda, acho que não ia dar muito certo.
    Foi quando eu comecei a ler, e ler, e ler...
    Até que um dia eu escrevi uma poesia e dei pra minha amiga ler. Só sei que foi parar na mão da diretora. De uma certa forma, eu sempre ficava encarregada. Escrevia poesia pra elas darem pros namoradinhos.
    Aí eu fiz meu blog, e vi mesmo o que eu gosto de fazer.
    Quer uma dica? Não fique pensando no que vai fazer. Na hora saberá. Pode ter certeza. E ah, estou te seguindo. beijos.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada meninas lindas, obrigada por dizer que eu posso, e Ceres acho que vou seguir seu conselho, não vou ficar pensando no que eu vou fazer, mas quando a hora chegar eu vou estar pronta.
    Beijo e obrigada por aparecerem por aqui, preciso sempre da opinião de vocês.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. amei teu blog..super fofo,e olha sonho e pra ser sonhado mesmo,sem pensar no amanha espero que todos os seus se realizem,quandoa gente é bom no que faz não há nada que nos impeça a ter sucesso.

    ResponderExcluir
  9. Bem, deixe me te contar uma história então...
    Eu já quis ser modelo, já quis ser psicóloga, já quis ser até astronauta. Até descobrir o que eu sou, e sabe, você também é.
    Eu sou escritora.
    Você também é. Esse tipo de coisa a gente não escolhe ser, diz que a gente nasce sendo.
    Escrevi meu livro, na verdade já escrevi dois e fico sempre enlouquecida com os comentários, com o que as pessoas dizem quando lêem. É tão maravilhoso ver algo nosso ali, na mão de alguém.
    Estou tentando lançar, se Deus quiser em março do ano que vem sairá!
    Confie nos seus sonhos, lute por eles. E tenha plena consciência do seu potencial. Você nasceu para isso.

    PS: Eu escolhi fazer faculdade de letras, adoro, é excelente para aprender literatura, português, teoria literária, linguística... Recomendo!
    PS2: Nossa, eu recomendando faculdade para uma menina de 14 anos, fiquei me sentindo velha agora...

    BeijoooO!

    ResponderExcluir
  10. Obrigada Fernanda, sim eu vou sonhar e sonhar, e quem sabe realizar.
    E Tay, você não sabe o quanto é bom ouvir que alguém que quer a mesma coisa que eu conseguiu, muito sucesso pra você e pra tua vida.

    PS: Obrigada por recomendar, eu já vinha pensando nisso, a dúvida enre letras e jornalismo é constante dentro de mim.

    Beijos lindas :*

    ResponderExcluir

Nunca sabemos de tudo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...