quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Política e blábláblá


Segunda feira à noite eu fui pra Porto Alegre, a capital do meu tão amado Rio Grande do Sul. Eu e minha tia fomos com um ônibus do CPERS (Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul), chegamos lá as sete da manhã, os professores e a brigada militar estavam fazendo uma paralisação na praça em frente à Assembléia Legislativa, no Palácio Farroupilha.
Eu e mais umas quinhentas pessoas (sim eu disse quinhentas) ficamos na fila pra entrar na Assembléia e ver a votação no Plenário durante quase três horas. Então enquanto as quinhentas pessoas ferviam no sol quente por quase três horas os coronéis chegam sem nem ao menos olhar para aquela fila gingatesca, passam por todos e vão entrando (a qualé, só por que eu não ganho trinta mil por mês não quer dizer que eu não seja gente), então os soldados ficam bravos e começam a brigar, e sobre isso eu posso dizer seis coisas:
1ª - Eu e minha tinha não íamos ficar lá pra ver gente brigando
2ª - Eu odeio a Yeda
3ª - Perdi quase três horas da minha vida
4ª - O maior sempre come o menor
5ª - Os deputados estão pouco se lixando pro povo, o que eles querem mesmo é garantir o voto deles (o que garanto que todos vocês já sabiam, mas eu vivenciei o negócio, e quando vemos tudo de perto fica mais claro)
6ª - Aos quatorze anos eu descobri que o governo do meu estado é uma merda, me decepcionei.
Depois disso (a fila, as brigas, as gritarias, a nossa saída ligeira de lá, e a minha decepção), eu e minha tia fomos visitar os sebos de livros, o que é bem interessante, tipo três livros por dez reais, sim, foi legal. Voltamos para a praça e fomos visitar o gabinete de um deputado, o Fabiano Pereira, amigo da minha tia, é que ela é vereadora aqui na minha cidade, mas enfim, ele não estava lá. Ele ainda estava no plenário, na votação dos projetos da brigada militar e dos professores.
Fomos embora e no caminho encontramos o tal deputado (maior gatão), era horário de almoço, e ele havia saído do plenário, ele me deu um beijinho e tudo mais (ui), e então finalmente saímos da Assembléia Legislativa, lá encontramos aquela enorme mobilização sem ar condicionado eu vi que a realidade é bem outra e os deputados querem mesmo é garantir o deles, o que eu já falei nesse mesmo texto, mas enfim, o fim dessa história toda ficou o seguinte, de 55 deputados 52 votaram contra os projetos, só por causa da mobilização, e porque ano que vem é ano eleitoral, eles se sentiram intimidados, bom, deu que cancelaram o projeto da brigada, mas o projeto dos professores ficou para ser visto ano que vem, em outra sessão, mas eu sei que não vai dar em nada, por que eles querem garantir que a população vote neles, e como tem mais de 120 mil professores no Rio Grande do Sul, sabe né...
Bom, então beijos, sei que eu falei muito sobre política, um assunto que poucos gostam, mas eu acho que é uma coisa que se todos se interessassem o Brasil iria estar mais desenvolvido. E além de tudo eu fiquei mais informada, e informação é uma das melhores coisas pra se ter uma boa conversa, ou pra escrever um texto sobre política em um blog de pensamentos. Ai vai a foto da Assembléia, lugar onde eu fiquei quase três horas na fila (eu adoro ficar dizendo isso, parece um tipo de escândalo no qual eu fui a vitíma).

3 comentários:

  1. Eu sempre gosto de ler sobre politica e gostei desse texto :)
    Espero que nesse ano de eleição as coisas mudem por ai!

    Beijos e um feliz natal!

    ResponderExcluir
  2. Bom. Sabe que adoro te ler, mas não compartilho da mesma opinião que você. haushaus...na política em nosso estado existe uma grande corja política e isso é um fato, mas a maioria não está dentro do Piratini.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Bruna e por acompanhar, e Clécio também, sabe que eu não posso argumentar contra você porque eu posso contradizer as coisas certas porque sou uma completa inútil quando se trata de política, mas eu tento viu. Quem sabe um dia eu consiga (Y)
    Beijões!

    ResponderExcluir

Nunca sabemos de tudo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...