terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Chick-Lit

"Chick-Lit é a literatura voltada para o sexo feminino, vulgarmente chamada de 'Literatura de Mulherzinha'. A despeito de todas as criticas, Chick-Lits são romances leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna, independente, culta e audaciosa." (Fonte Wikipédia)
Muitas pessoas odeiam Chick-Lit, a discriminam chamando-a de literatura de mulherzinha. Chick-Lit é muito mais que isso, é uma literatura que usa ao mesmo tempo o humor e romance, e essa junção transforma o livro em algo viciante e ajuda mais garotas a enfrentarem seus próprios problemas. 
Não falem para mim que isso é 'lixo literário" ou algo do tipo, quem leu de verdade sabe o que eu estou dizendo. As pessoas, na maioria das vezes homens, falam que essa leitura é totalmente desnecessária, é que de nada vai adiantar gastarmos tempo com isso, mas não é bem assim, garanto que eles nunca se prestaram a ler um Chick-Lit, garanto que se lessem no mínimo dois livros desse gênero a opinião deles ou delas, por que algumas mulheres também não gostam, mudaria bastante.
Acho que nunca é tarde para conhecer, aprender e ler. Já li Chick-Lit's com mais de 400 páginas em menos de um dia. Vegetei no sofá, na cama e na cadeira, mas não me arrependi. 
O que eu mais queria era ter criatividade e inspiração o bastante para escrever um Chick-Lit, acho isso magnífico e muito bem feito. Se não gostam pelo menos aceitem, eu leio e amo. Mas gosto de muitos outros gêneros de livros também. Se for um livro tem que ser lido. E se ninguém disse que se arrependeu de ler, é por que valeu a pena.
No Brasil a literatura Chick-Lit ainda é pouco conhecida, e tem pouquíssimos escritores que se aventuram a isso. Mas tomara que um dia ela evolua, e com essa evolução as pessoas percam o preconceito.
Algumas dicas de Chick-Lit que gostei: A rainha da fofoca - Meg Cabot, O garoto da casa ao lado - Meg Cabot, Todo o garoto tem - Meg Cabot, Sushi - Marian Keyes, Férias - Marian keyes, Los Angeles Marian Keyes, Os delírios de consumo de Becky Bloom - Sophie Kinssela, Samantha Sweet executiva do lar - Sophie Kinssela, Fazendo meu filme - Paula Pimenta. O último é de uma escritora brasileira, e acho que vale a pena ler.
Beijos e espero que gostem das minhas dicas, tenho certeza que não vai ser perda de tempo.

Imagem: Google

7 comentários:

  1. Amo Chick-lit's tbm. e como vc disse é realmente admirável quem consegue escrever algo desse genero.

    bgs

    ResponderExcluir
  2. Não sabia desse tipo de literatura, :D
    Eu tenho um livro da meg cabot, que faz parte da coleção de o diário da princesa e pra falar a verdade é bem legalzinho (:

    Mas esses ai, nenhum li, vou anotar na minha lista de livros com certeza!
    :*

    ResponderExcluir
  3. Oi, querida! Lindo seu blog. ; )
    Eu acredito que ler deve ser simples ao leitor, rápido no modo como os olhos passam por linhas inúmeras e demoram a se cansar.
    Então livros chick-lits são ótimos para descansar, dar risada, ver que não somos as únicas que fazem certas coisas! hihi
    Como você, não considero não-literatura.
    Estou lendo um ótimo, chamado Rescuing Rose.

    Beijos! ;*

    ResponderExcluir
  4. Gosto de ler livros Chick-lit, podem falar o que quiser, leio sempre. :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Acredita que eu nunca lí esses livros q vc indicou?? absurdo!
    vou procurar os da Meg *-*

    ResponderExcluir
  6. Procurando por partes do meu texto sobre o que é chick-Lit encontrei o seu!
    Esqueci que estou sendo citada na wikipédia =o*

    ResponderExcluir
  7. Oi Banana, adorei seu blog!Sou viciada em Chick Lit, só este ano já li uns vinte, também faço como você, começo a ler e não paro, são divertidos, relaxantes e alguns bem escritos. Continue lendo e você escreverá cada vez melhor. Boa sua escolha de profissão.
    Decaferraz@yahoo.com.br
    http://chicereal.glospot.com

    ResponderExcluir

Nunca sabemos de tudo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...