quinta-feira, 22 de abril de 2010

A menina que não sabia ler - John Harding

Hoje vou falar sobre livros.
Comprei o livro "A menina que não sabia ler" de John Harding já faz algum tempo, gostei tanto da capa que me apaixonei,  e o nome me lembrou "A menina que roubava livros" - Markus Zusak (que é outro livro ótimo) então comprei, na pura burguesia do meu ser apaixonado por livros, e sempre louca para ter mais um na estante.
A história se passa em outra época (1891, pra ser mais exata), tem um estilo meio Henry James e Edgar Allan Poe, é um tanto gótica, tem suspense, mas mesmo assim é um ótimo romance.
A história é sobre uma menina (juuuuura?!) de onze anos, que não sabia ler (juuuuur...).
O nome da garota é Florence, ela mora em uma mansão enorme e tem um irmão mais novo chamado Giles. O tio sustenta os dois, pois a mãe de Florence, a mãe de Giles (são duas mulheres diferentes), e o pai das mesmas, morreram.
Florence mora em uma mansão, e lá ela descobre uma biblioteca enorme, ela se interessa muito e começa a querer aprender a ler, mas o tio, que mora em outra cidade, a proíbe, pois acha que as mulheres não devem ser instruídas pois se tornam muito "ariscas", pois quando jovem ele ia se casar, se apaixonou por uma mulher e ela para ter o mesmo nível que ele começou a estudar, resultado: não quis mais casar com ele.
Florence começa a aprender a ler sozinha, pergunta todos os dias quando o empregado está lendo o jornal qual é o som de tal letra, ou como se lê tal palavra. Em dado momento ela já sabe ler, e os livros viram seus únicos companheiros e confidentes.
Ela lê e visita a biblioteca escondida, se mostra ignorante com a governanta e o resto das pessoas que conhece, quando na verdade é muito inteligente, a única pessoa que sabe seu segredo é Giles, seu irmão.
O tio resolve que Giles tem que estudar e o manda para um colégio que naquela época, como quase todos, ele era interno, o garoto é meio demorado nos estudos, não consegue acompanhar os colegas e apanha muito, então o mandam de volta pra casa.
Florence fica muito feliz, pois, ela se sentia muito sozinha sem seu irmão. O tio manda uma perceptora, ou seja, uma professora, para dar aula ao Giles, essa perceptora morre no lago da mansão, o mesmo que a mãe de Giles e o pai das crianças morreram.
Outra perceptora e...
Ok, vocês estão pensando, nossa! Que história mais monótona, esse tal de John Harding não sabe escrever coisissíma nenhuma, estão errados, quando as coisas começam a engrenar tudo vira um enorme suspense, você não sabe se Florence é ingênua ou vilã, na verdade você não consegue mais largar o livro,
Eu não vou terminar essa resenha, eu queria muito que todos vocês lessem, pode ser que vocês não gostem do final, pois deixa meio em aberto, no estilo resolva os mistérios com sua própria imaginação.
Mas eu me abalei com a criatividade do autor, muito original, uma história de outra época com toda a malícia do que eu poderia chamar de “dias de hoje”.
Só posso dizer que a Florence engana todo mundo, todo mundo mesmo, é uma pequena gênia!
LEIAM, LEIAM E LEIAM!
E por favor, se o fizerem venham me dizer o que acharam.

Beijos, e queria dizer que as coisas que eu escrevo também podem ser criticadas, mas não é preciso me chamar de imbecil e debilóide para isso, e muito menos dizer que eu só escrevo merda. Meu blog é público, e sei que as outras pessoas podem formar opiniões algumas vezes que eu não irei gostar. Mas, se você não quiser ler, ou não gostar de mim, por favor, dê uma opinião construtiva, e não comente coisas insignificantes, e que não irão me abalar, tente ajudar, pois pode acabar ficando ridículo para você.
Peço desculpa para as pessoas que gostam do que eu escrevo por ter que falar isso, mas eu me senti ultrajada com um comentário ridículo que postaram aqui, dizendo que eu sou ridícula.

Alessandra.

7 comentários:

  1. Já tinha ouvido falar e tinha interesse em ler, com sua resenha meu interesse aumentou muito.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Alessandra, acima de tudo, somos muito "Ariscas" (Adorei essa palavra!! Hauhauahu)
    Gente, que legal!!!!! Muita vontade de saber mais sobre Florence!!! Tô com um monte de livros para terminar de ler, mas enfim, quando consegui terminar de ler todos uma vez e me concentrei só em um, achei meio estranho. Então acho que a "burguesia do meu ser" me atacou agora e vou provindenciá-lo!
    Obrigada pela dica!!
    Beijo!!

    ResponderExcluir
  3. Aii eu queria muito ler esse livro, eu vi ele na saraiva e fiquei morrendo de vontade *-*

    ResponderExcluir
  4. acabei de ganhar este livro...eu estava louca pra le-lo. Obrigada pela dica e eu tenho certeza que será otimo!!!!!

    ResponderExcluir
  5. HAA genhei ele hoje. tenho certeza que será uma otima leitura. :d:d

    ResponderExcluir
  6. ganhei ele mês passado, nem tive tempo pra ler.
    Tenho certeza que é um ótimo livro *-*

    ResponderExcluir
  7. Eu li esse livro! sz
    Adorei!
    De verdade!
    Tenho algumas opiniões: Florence começou a enlouquecer após ter matado a 1° preceptora, a Srta Withaker, ato que ficou nas entrelinhas...
    A Srta Taylor nada mais é que a mãe de Giles e a mulher que fugiu do Tio de Florence (a moça estudada)... cujo Tio é o pai de Giles que o abandonou por causa do trauma que a Srta Taylor o causou..

    Esse livro me deixou ecstasiada! Em transe.. sz

    ResponderExcluir

Nunca sabemos de tudo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...