quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Personalidade: Jeannette Walls

Jeannette Walls

Quem já leu o livro "O Castelo de Vidro" sabe quem é Jeannette Walls.
Ela é jornalista, e escritora, ficou famosa depois de publicar o livro "O Castelo de Vidro" e ele se tornar um sucesso estrondoso no mundo todo. O livro é uma auto-biografia, onde ela conta a história de sua vida desde a infância até o segundo casamento.
São suas memórias, as memórias da família que aprendeu a criar finais felizes.

Livro "O Castelo de Vidro" de
 Jeannette Walls

Jeannette nasceu em 1960, em Phoenix, Arizona, EUA. A sua primeira memória era de ter pegado fogo, pois, com apenas três anos ela já fazia a própria comida. A bipolaridade da mãe é palpável em alguns momentos do livro, e o pai é um irresponsável boêmio que queria a própria felicidade, sem se preocupar com que seus filhos poderiam passar, e nem com os traumas que poderiam ter.
Em um momento do livro o pai dá a cada filho uma estrela como presente de natal, Jeannette escolhe Vênus:

"— Aquele é Vênus — disse ele. — Vênus é apenas um planeta bem chinfrim se comparado às estrelas de verdade. Ele parece maior e mais brilhante porque está muito mais perto do que as estrelas. O pobrezinho de Vênus nem produz sua própria luz. É iluminado, não luminoso, só brilha porque reflete a luz. — Ele me explicou que os planetas brilhavam porque a luz refletida era constante, e que as estrelas brilhavam porque a sua luz pulsava.

— Gosto dele mesmo assim — falei. Eu já admirava Vênus, mesmo antes daquele Natal. Dava para vê-lo já nas horas iniciais da noite, cintilando no horizonte, a oeste. E, se você levantasse cedo, ainda podia vê-lo de manhã, depois que todas as estrelas já tinham desaparecido.

— Ora bolas — disse papai. — É Natal. Você pode ter um planeta se quiser.

E ele me deu Vênus."


Podemos ver que apesar de tudo Rex, seu pai, era uma pessoa inteligente, que poderia ter se dado melhor na vida, e não virado um mendigo junto com sua mãe, Rose.
Jeannette, tem um irmão e duas irmãs, eles viviam como nômades, indo de cidade em cidade, estado em estado, seguindo seus pais, atrás de um nada.
As crianças passam fome, dormem em papelões, em trailers, casas alugadas, casas caindo aos pedaços, são humilhados, e vivem mal.
Até que em um momento de suas vidas os irmãos cansam da vida com os pais, juntam um dinheiro e vão de um em um morar em Nova York.

Jeannette Walls

Jeannette é a segunda a ir, aos dezessete anos ela parte da pequena cidade em que seu pai nasceu, e que eles moravam no momento, e vai para Nova York lutar ainda mais. Faz uma faculdade de Jornalismo e se forma com honras na Barnard College.
Depois que os quatro irmãos já estão lá, os pais não conseguem viver sozinhos, e os seguem, vivendo como mendigos, na grande Nova York.
Jeannette se casou uma com Eric Goldberg em 1988, e se divorciou dele em 1996. Logo depois conheceu John Tyler, um jornalista e escritor, com quem vive até hoje.

Jeannette Walls

Em meio a tudo isso Jeannette virou uma grande colunista de fofocas, e escreveu para várias revistas, se tornando conhecida. Um dia, antes de escrever "O Castelo de Vidro", Jeannette perguntou para sua mãe o que ela falaria se alguém perguntasse sobre sua excêntrica família, e sua mãe respondeu: "Basta dizer a verdade". E então o livro começou...
"O Castelo de Vidro" ficou por 100 semanas na lista dos Best sellers do The New York Times, vendeu mais de 1,5 milhões de cópias e foi traduzido para 16 idiomas. Logo depois ela escreveu sua primeira ficção: "Half Broke Horses: A True-Life Novel", sem tradução para o português, ainda.
Eu a admiro pela sua luta, coragem, por ir atrás de seus sonhos e principalmente por contar sua verdadeira história ao mundo. Quem puder ler o livro, por favor, não perca tempo.


Jeannette Walls em sua casa na fazenda, Virginia, EUA.


Sobre "O Castelo de Vidro" neste blog:


Mais personalidades aqui!

Um comentário:

  1. Interessante como acontecimentos traumatizantes para alguns podem ser determinantes para moldar personalidades tão fortes.

    ResponderExcluir

Nunca sabemos de tudo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...